quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Discutir a educação sexual


Cada vez mais se consumem imagens estereotipadas (sexualizadas, pornificadas) tanto de homens como de mulheres. Depois acho que cada vez se utiliza mais a inguagem sexual para se provocar indiscriminadamente. Isso gera violência e eu pergunto: Qual a moral sexual dos jovens? Será que andam sempre à caça? E será que isso é de louvar? Será que esta cultura pornográfica trás por traz de si uma mensagem, uma relação conservadora entre homens e mulheres?

Será que não há necessidade que estas imagens sejam discutidas? Como é que se vendem estas imagens? Será que os jovens gostam de se rever assim e por conseguinte imitam o que veêm? Ou será que tem medo de não corresponderem aos estereotipos?
Será que as raparigas gostam de 'parecer sexy' e consideram a sua imagem negativa? Será que os rapazes gostam das imagens das 'mulheres sexy'? Claro, que haverá de tudo. Mas... O que é que os jovens precisam para ser felizes e quebrar com os tabus deste 'novo tempo'? E o amor, quais os ingredientes que precisa?

E os pais e a escola, devem falar só da parte biologica ou também dos problemas relacionados com o amor e sexo: das incertezas, inseguranças, perigos e partilhar experiências?

E sabendo que os pais e educadores têm dificuldade em abordar estes assuntos, não deveria haver psicologos que ajudessem os jovens a atravessar a adolescência?

Em vez de falar (gozando e rindo) sobre estes temas, deviamos encará-los de frente e falar de forma (sincera e aberta) de modo a quebrar tabus e promover o dialogo entre jovens e adultos.

Vamos falar do amor, dos medos, da influência da religião, da cultura, etc.
O que pensam deste 'novo tempo' no que se refere à sexualidade?

Nenhum comentário: