
Capacitação através da música
Usando a música para difundir a mensagem de saneamento ecológico nas partes mais remotas de Moçambique, Feliciano dos Santos habilita os habitantes das aldeias a participar do desenvolvimento sustentável e deixar a pobreza para trás. Na província do Niassa, muitas aldeias não contam nem mesmo com uma infraestrutura de saneamento básico. Sem acesso confiável a sistemas de fornecimento de água limpa e tratamento de dejectos, a população está altamente sujeita a enfermidades.
Santos, que cresceu na região, é hoje o líder de um programa inovador que está a trazer esperança renovada ao Niassa. Com a sua banda, Massukos, reconhecida internacionalmente, Santos utiliza a música para divulgar a importância da água e do saneamento em Moçambique. Actualmente, o seu programa serve de modelo para outros programas de desenvolvimento sustentável em todo o mundo.
Massukos, a banda de Santos, incorpora a mensagem do saneamento à música, realizando apresentações em aldeias em todo o Niassa e, ocasionalmente, em outras partes de Moçambique e também no exterior. Desde que Santos iniciou o seu programa comunitário através da música, pessoas em todo o Niassa e Moçambique começaram a prestar mais atenção aos problemas de saneamento rural do país. Ao incorporar as ricas tradições de espectáculo do Moçambique, Santos e ESTAMOS (associação comunitária) conseguem estabelecer uma ligação com os habitantes das aldeias de maneira culturalmente apropriada, através da música e do teatro. Quando Santos e a sua banda chegam a uma aldeia no Niassa, toda a população local amiúde aparece para ouvir a sua música e a sua mensagem. A música, porém, não é a única razão do sucesso da ESTAMOS. Em Julho de 2007, Massukos foi à Inglaterra para o lançamento do álbum “Bumping” e apresentou-se no World of Music, Arts and Dance (WOMAD), o festival internacional de renome de música, arte e dança.