quarta-feira, 12 de março de 2008

A SIDA

Somos todos seroPositivos até testar Negativo !

Li um livro 'Tabus e vivências em Moçambique' do sociólogo Edgar Nasi Pereira.
Um dos capítulos chama-se 'Empréstimo de mulheres' .
Uma pequena citação: O empréstimo de uma esposa ou a cedência de parente próxima, para «conforto do viajante», integravam-se na herança cultural da maioria das etnias moçambicanas. A prática não provocava reacções nem chocava quem quer que fosse. Era normalidade. A escolhida não se prostituía nem cometia adultério, sentindo-se, em geral, lisonjeada, por ser considerada mais apta para tornar requintada a hospitalidade familiar.

Em Moçambique são cerca de 21.000.000 as pessoas infectadas com sida. Por trás destes números há órfãos, as pessoas não produzem, cresce a pobreza etc.
Para além das vivências e dos tabus à volta desta doença (que não contribuem para irradicar esta enfermidade), parece-me difícil resolver este problema sem ajuda dos países ricos.
Sei, sim que há muitas campanhas informativas sobre a Sida.

Comentem.

8 comentários:

Ivone disse...

ABOUT 100,000 PEOPLE ARE RECEIVING ARV THERAPY
Maputo, 22 Feb (AIM) - About 100,000 HIV-positive people in Mozambique are now receiving the life prolonging anti-retroviral (ARV) drugs, through a variety of projects, many of them funded by the United States, in all 11 provinces, according to a report in Friday's issue of the Maputo daily "Noticias".

Anônimo disse...

Acho que o governo tem feito algo no combate ao AIDS. Pelo menos não diz que o problema não existe, nem recomenda o duche e o alho, como na vizinha África do Sul. Está planeada a construção de uma fábrica de anti-retrovirais e também há legislação para proteger trabalhadores com HIV/Aids.
Carmo

Ivone disse...

Não sabia isso da fábrica. Qual é a companhia farmacêutica que vai construir a fábrica?
Quanto ao governo sei que fazem tudo para informar as pessoas. Na Áfica do Sul apesar de ser um país mais rico e com mais gente formada, não se compreende que haja quem pense que se pode curar esta doença tendo relações sexuais com uma bebés. Em Moçambique sempre se falou em combater a ignorância (obscurantismo)!

Anônimo disse...

Não sei o nome, mas estou quase certa que e uma empresa brasileira.
carmo

Carlos Serra disse...

Obrigado por ter visitado o meu espaço e perdoe só agora reagir. Boa sorte no seu blogue. Abraço índico.

Carlos Serra disse...

O costume invocado por Nasi vigorava (e vigora ainda em pequena escala) no norte do país. Chama-se "onthamwene".

JOSÉ disse...

O combate à SIDA só terá sucesso quando os políticos se empenharem mais. Na África do Sul as ideias bizarras do Presidente e da Ministra impedem uma política eficaz e em Moçambique fala-se do desvio de fundos destinados à luta contra a SIDA.
Uma curiosidade: onde foi editado o livro referido?

Ivone disse...

'Tabus e vivências em Moçambique' é um livro de narrativas e contos. O autor é o sociologo Edgar Nasi Pereira. É um livro que foi publicado em 2000 pela Editorial Caminho. ISBN 972-21-1323-2.
Zé, se quiseres ler o livro, eu envio-te. Tenho o livro cá em casa.