segunda-feira, 24 de março de 2008

Livro / Filme recomendado: The nameshake - O bom nome

Um livro que aconselho a quem como eu vive entre duas ou mais culturas. Aconselho a quem perdeu raízes e anda à procura da sua própria identidade. O livro foi filmado por Mira Nair (Monson Wedding, Missisipi Masala, Salaam Bombay). Gostei tanto do livro como do filme.
Quando mudamos de país temos que nos integrar, muitas vezes apreender uma nova língua, assimilar usos e costumes que nos são estranhos e ao mesmo tempo tentar manter a nossa identidade.
Até as cores evocam coisas diferentes. Por quanto na Índia as pessoas fazem o luto de branco, na América as pessoas fazem o luto de preto. Na Índia é o vermelho que evoca a paixão e as mulheres casam-se com saris vermelhos, daí que seja um choque para muitos orientais verem casamentos em que a noiva está vestida de branco, cor que para os ocidentais evoca a pureza. Por sua vez em África o vermelho está muitas vezes ligado à bruxaria.
Muitas outras diferenças culturais são abordadas neste livro. Ainda que subtil pode ser dolorosa a confrontação entre as diferentes culturas. No entanto é importante não esquecermos as nossas origens.
Conhece as tuas origens para chegares ao teu destino.

Sinopse:
Trata-se da história de uma mulher indiana que deixa a sua vida de raízes tradicionais em Calcutá para se instalar em Cambridge, no Massachusetts, junto ao marido. Ashima resiste a todas as coisas americanas e anseia pela sua família. Com uma visão penetrante, a autora mostra não só o poder determinante dos nomes e das esperanças postas em nós pelos nossos pais, como a maneira lenta, e por vezes dolorosa, que encontramos para nos definir.

5 comentários:

JOSÉ disse...

A pessoa que não tenha raízes ou referências é como um barco à deriva, mas curiosamente conheço muita gente que não se preocupa com estas questões.
Uma sugestão:não podias dar referências dos livros que sugeres, por exemplo, editor? Este livro, o "Tabus e vivências em Moçambique" e o "Enamoramento e amor" parecem muito interessantes.
Como adquiri-los?

Ivone disse...

Sobre os tabus escrevi no outro item. O 'Enamoramento e amor' é um livro que faz parte duma triologia. Os outros dois livros são 'O erotismo' e 'A amizade'. Todos os livros foram publicados pela Bertrand. Os últimos dois tenho, mas o primeio não.

Anônimo disse...

Recomendo a leitura de " MIL SÓIS RESPLANDECENTES" de Khaled Hosseini, escritor afegão radicado nos Estados Unidos.
Um livro muito bom!
A história recente de um país, de um povo, de mulheres, de pessoas.
A não perder!
Aproveito também para disponibilizar um site especial sobre Zeca Afonso
http://delta02.blog.simplesnet.pt/.
Boas leituras!

Ivone disse...

Espreitei o blog do 'José Afonso' e gostei. Obrigado pela sugestão. Transporta-nos para ideais, sonhos... Fiz um link neste blog para ser mais fácil ao acesso a quem estiver interessado.

Anônimo disse...

Boa noite

A minha página do Zeca esteve offline durante algum tempo devido a um problema que surgiu na Simplesnet mas agora, felizmente, já se encontra online novamente.
Tudo de bom